21 de jul. de 2009

foco consciente

"Se Deus é por nós, quem será contra nós?" Romanos 8:31
Depois da magnífica sequência dos capítulos 6 e 7 de Romanos Paulo chega às esplêndidas afirmações de vitória no capítulo 8, vitória sobre o pecado através do Poder de Deus. Ele consola o cristão que luta consigo mesmo afirmando que apesar das dificuldades a vitória é certa. Mesmo havendo sofrimento a luta vale a pena, pois a Vida Eterna é uma realidade. Verdadeiras pérolas de consolo e fortalecimento se encontram neste capítulo e encorajo todos os que estão abatidas e enfraquecidos pelas lutas e tarefas do dia-a-dia a ler este capítulo. É impossível não se sentir amparado ao ler as palavras poderosas de Paulo!
Sei que muitos podem considerar a Vida Eterna como um mito ou uma ilusão para tornar o desalentador cotidiano humano suportável. Alguns chegam a clamar junto com Marx que o foco no além é o "Ópio do Povo". Consideram a Vida Eterna boa demais para ser verdade. O ser humano não está acostumado com aquilo que é bom, não entende que ele foi criado para a perfeição e existência contínua e aceita a realidade atual como sendo permanente em vez de encará-la como um lapso temporário. Só quem experimenta aquilo que Paulo declara nos capítulos 6-8 de Romanos sabe da realidade futura, da restauração do plano que Deus havia criado desde o início e que só foi momentâneamente interrompido através do mau uso do livre-arbítrio dado por Ele.
Acredito também que muito do ceticismo é fruto de uma péssima história de atitudes do próprio Cristianismo. Com uma ênfase desequilibrada no Além a Igreja Cristã (principalmente a Católica, mas muitas outras erraram da mesma forma quando tiveram oportunidades semelhantes) usou este enfoque para manipular os seus fiéis, mantê-los oprimidos e em constante temor. Passado esta fase o enfoque desequilibrado trouxe um grande desleixo da atitude da Igreja para com assuntos sociais, assistenciais, políticos e ambientais, dando aos não cristãos a sensação de que o cristãos não estavam interessados em melhorar o mundo no qual viviam, pois o fim logo em breve viria e que não valeria a pena investir as energias em nada mais do que a pregação e conversão. Aos poucos, no entanto, o pêndulo foi para o outro lado e nota-se hoje uma forte tendência de não falar muito da grande recompensa do Cristão e sim superenfatizar o aspecto existencial e diário da Caminhada com Cristo. Isso é muito bom e é um resgate extremamente necessário para a sanidade espiritual, pois somente com esta visão que temos a paz de Cristo no coração. No entanto, se não estivermos focados no fato de que a vitória completa virá somente ao recebermos a Vida Eterna seremos incapazes de permanecer em Cristo até lá. De repente vale a pena abordar este assunto de forma mais profunda em outro post, mas fica aqui o recado: Sem Cristo no dia-a-dia eu não tenho Salvação; sem almejar a plenitude e a perfeição da Vida Eterna eu não terei sucesso em perserverar e permanecer Nele até o Seu advento. Qualquer desequilíbrio entre estas duas visões trará graves consequências para a minha vida espiritual e, portanto, para tudo em minha vida.
E é por isso que Paulo chega no fim do seu discurso formando o ápice através de perguntas retóricas. Ele pergunta e a resposta implícita sempre é "Ninguém!". E a primeira destas perguntas é "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" Aproveitem para ler estes últimos versos do capítulo 8 de Romanos e sentir o crescendo até a afirmação épica dos versos 38 e 39 (Romanos 8:31-39)
Que hoje eu tenha a plena certeza de que não há nada e ninguém (a não ser eu mesmo) que possa me afastar do Amor Dele.
forte abraço a todos
shalom

Nenhum comentário: