12 de dez. de 2009

assalto

Ontem a noite sofri o primeiro assalto em minha vida.
Havia planejado prestigiar a ordenação ao ministério do meu grande amigo Pr. Sérgio Festa (que sobrenome!) e fiz os preparativos necessários para que pudesse estar lá.
Tudo começou quando eu perdi o meu vôo. Foi a primeira vez em toda a minha vida. Procurei por outros vôos, mas vi que todos eram muito, mas muito mais caros e, portanto, decidi pegar o primeiro ônibus que aparecesse na vergonhosa Rodoferroviária da nossa Capital Federal. Lá encontrei uma empresa que eu desconhecia, a Trans Brasil, mas que saia uma hora mais cedo que a outra e já que tinha pressa para chegar em São Paulo comprei a passagem.
Depois de aprox. duas horas e meia de viagem, sendo que grande parte deste tempo envolvendo atraso e trânsito para sair de Brasília, e pouco tempo depois de ter dado boa noite via celular para o meu filho e a minha esposa fomos todos surpreendidos por uma freada violenta do ônibus. O passageiro do outro lado do corredor olhou para fora e gritou: "É assalto!"
A partir daquele momento começou um dos episódios mais surreais de toda a minha vida. Gritaria, tiros, ameaças e provavelmente os 45 minutos mais longos e angustiantes dos quais tenho lembrança se seguiram. Eu acredito que só quem já passou por isso consegue entender o sofrimento deste tipo de situação, onde certas coisas passam a ser insignificantes e outras se demonstram ser prioridade absoluta como a vida e a família. Eu passei este tempo todo orando em silêncio e lembrando dos meus queridos.
Depois que tudo passou juntamos informações e vimos que o ônibus, uma vez abordado, havia sido levado para uma floresta, longe de qualquer pista movimentada. Também não havia sinal de celular nesta região e apesar de algumas pessoas terem conseguido esconder os seus estes se mostravam inúteis naquele momento. Três homens entraram no ônibus, mas havia pelo menos mais uma pessoa conduzindo uma camionete. Estavam armados com pistolas calibre 22 e espingardas 12 (fui informado disso, pois não entendo de armas). O trecho do assalto foi apox. 40km depois de Cristalina em direção a Catalão.
Levaram a minha bolsa que além de roupas e carregadores do Palm e celular continha equipamentos e acessórios de áudio (o meu recém adquirido DAC, cabos de interconexão e digital) que sozinhos valem aprox. USD 4000 (fora do Brasil; imagino o custo deles por aqui) e que os bandidos não conseguirão sequer vender. Tinha a intenção de visitar alguns amigos para ouvir música em São Paulo e costumeiramente levamos itens para testar nos sistemas de áudio uns dos outros. Também perdi os meus CDs prediletos, aqueles que pretendia ouvir na casa destes amigos e levaram o meu celular.
Não segui viagem para São Paulo, pois como não tinha mais roupas teria que comprar tudo por lá o que acarretaria muito custo para mim. Em função disso voltei à Brasília com mais dois passageiros no ônibus que foi alvo do assalto hoje de manhã. Somente chegando no condomínio onde moro liguei para minha esposa, pois não queria acordá-la no meio da noite com aquele tipo de notícia. Seria muito sofrimento desnecessário. Depois de contar um pouco do ocorrido cai exausto fisica e emocionalmente na cama.
Duas coisas positivas, no entanto, levo comigo deste incidente:
1) Há coisas valorosas e há coisas essenciais. Isso é tão óbvio e soa tão pastoral, mas existe um sabor diferente nesta classificação depois do episódio de ontem. Estou muito triste pela perda dos meus equipamentos, mas sinceramente dou graças a Deus pela minha vida e por ter o privilégio de continuar vivendo.
2) Apesar de ter passado por esta experiência traumática sinto que mesmo assim saí ganhando. Só quem vive este tipo de situação sabe quão angustiante é, mas de fato não é nada incomum. Quantas pessoas já passaram por aquilo que eu passei. A diferença é que quando alguém disser: "fui assaltado" ouvirei com os ouvidos da verdadeira empatia. Não acredito que temos que passar por tudo de ruim neste mundo para poder simpatizar com uma situação, mas percebo cada vez mais que a verdadeira empatia vem da experiência e não do exercício intelectual do 'se colocar no lugar de'. A partir de hoje tenho verdadeira empatia com que já passou por isso e creio que isso me tornará um cristão e ser humano melhor.
E agora também entendo melhor que só há Um que pode me entender completamente, Aquele que foi tentado em todas as coisas, e, portanto, tem verdadeira empatia com o que nós passamos em nosso difícil dia-a-dia. Me lembro das seguintes palavras do autor de Hebreus: "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno." Hb 4:15-16
Graças a Deus por um Salvador que sabe das minhas e das suas lutas! Empatia é reconfortante, especialmente quando vem acompanhada da Onipotência.
um forte abraço
Shalom

Por sinal: se alguém já passou por isso e tem dicas de como tentar reaver as coisas via empresa, etc. por gentileza entre em contato! :D

11 comentários:

Hilan disse...

Nunca fui assaltado assim dessa forma. Só do jeito padrão mesmo: impostos e etc... Brincadeira a parte é um pena isso tudo. Mas que bom que está tirando o melhor dessa coisa toda.

Luíza disse...

essa coisa da empatia é engraçada mesmo.
sempre fui, em geral, muito intolerante com os outros.
mas ultimamente tenho passado por tantas coisas que me fazem sentir o outro lado na pele que cada vez mais eu tiro o chapéu pra jesus.

e depois q passamos por isso conseguimos amar mais um pouco aos outros.

ps: q engraçado! o hilan tb comentou aqui!

Anônimo disse...

Experiências assim, tão chocantes, nos fazem lembrar que Deus, mandou o Seu Filho para que Ele mesmo, experimentasse todos os tipos de agressões, físicas, psicológicas, emocionais, como homem, como Deus, para que nos pudesse enteder tão graciosamente e assim nos amar e nos entender enquanto "humanos".
Graças a Deus por seu livramento. Por menos uma dor para todos nós que o admiramos e amamos como parte do corpo de Cristo. N'Ele, nosso protetor e salvador,

Gláucia Carvalho

André R. S. Gonçalves disse...

obrigado, meus queridos.
tenho certeza que a mão de Deus estava operando, pois nem sempre este tipo de assalto acaba sem pessoas feridas.
o bom é que Ele dá um jeito de aprendermos um pouco mais para a vida através desta experiências. Mesmo assim estou chateado por ter tido o meu DAC roubado, mas entrego esta chateação nas mãos de Deus também.
forte abraço

Marlon disse...

Andre, minhas empatias pra vc tb... Depois de uma experiencia dessas, realmente nos focamos no que nos e essencial. A vida e a vida dos que amamos... E assim vamos nos acostumando com essa miseria de mundo...

Unknown disse...

Duas semanas atrás passei por uma experiência semelhante, é muito triste e traumatizante, agora que estou me recuperando do ocorrido.É muito ruim perdemos coisas que conquistamos com o nosso esforço e trabalho diário, mas bens materiais recuperamos com o tempo, e graças dou a Deus pela minha vida, e eu tenho certeza Pastor André que da mesma forma que eu fui amparada por Deus, vc também foi amparado e protegido em todos os momentos!
"Louvado seja o nome de Deus"

Wilson Vasques disse...

Triste pelo o que aconteceu, mas feliz porque tuas palavras demostra que tu eis ainda mais de Cristo.

estou feliz que esteja bem.

Anônimo disse...

é Rev. André..
tbm passei por isto há alguns anos atrás, tive uma pistola 22 apontada para minha cabeça, por 2 adolescentes em uma das praias do litoral norte de SP. e neste momento de angústia, senti a mão poderosa de D-us a me amparar através do seu anjo que literalmente me cobriu a ponto de eu poder sentí-lo tocar meus ombros e com isto, me mantive o calma o tempo todo, e pra honra e glória do nosso D-us estou aqui compartilhando esta experência com vc e com todos os demais que por aqui passarem!! vamos continuar firmes e seguindo os conselhos do Mestre, em tudo dando graças né? e confiando que apesar dos pesares, D-us mais uma vez amou a nós e aos nossos privando-nos de uma separação precoce. louvado seja D-us pela nossa vida!! fica com D-us querido e manda um abração aos teus.

ass: a anônima de alguns mtos posts atrás. abçs.

Kátia Rocha disse...

Há uns 10 anos atrás passei exatamente pela mesma experiência, só que com um agravante: meus filhos (crianças na época) estavam dentro do ônibus comigo, o que tornou a situação ainda mais tensa.
Foi um pesadelo!

Pouco tempo depois de sair de Vitória, o ônibus foi forçado a parar na estrada por bandidos armados. 3 jovens entraram e mandaram o motorista continuar viagem, enquanto um 4º comparsa nos acompanhava num carro atrás.
Um deles estava extremamente nervoso, o outro parecia estar fazendo compras num supermercado e o carinha que parecia ser o chefe, era puro deboche e sarcasmo.
Que cena horripilante!

Eles fizeram um rapa entre todos os passageiros, mas graças a Deus, como no seu caso, eles não feriram ninguém e nos deixaram seguir viagem.

O meu prejuízo financeiro foi muito menor que o seu, mas o espírito de gratidão, bem como as lições tiradas, são as mesmas.

Chegamos em BH com muitas horas de atraso, mas aquele foi o melhor dia dos pais que meu marido, meus filhos e eu tivemos.

Louvado seja Deus pelo livramento proporcionado pelos anjos acampados ao nosso redor!

joêzer disse...

há 8 anos, estive em um ônibus que pegou fogo de madrugada e só salvei umas poucas partituras. não consegui reaver nada, infelizmente.
que bom saber que, além de Deus proteger a vida de Seu servo, este servo vê uma situação aterradora com os olhos de quem perdeu o valioso, mas sabe ver que permaneceu com o essencial.
Deus cuidará de ti.

André Reis disse...

Rapaz que notícia tremenda...

Nessa hora não dá saudades da Alemanha não? hehe

vou mostrar pra minha digníssima que morre de vontade de voltar pro Brasil...

Deus te proteja SEMPRE!
Abraço